segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Estudantes do CETEP Vitória da Conquista participam do 9° Encontro Nacional do Café

Os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Agroecologia, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP), realizaram visita técnica ao 9° Encontro Nacional do Café que teve nesse ano o tema “Na Bahia, o melhor Terroir do Brasil”.  O evento, realizado de 19 a 21 de julho, na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, reuniu cafeicultores e empresários de todo país. 

Na oportunidade, os estudantes visitaram uma lavoura de café da fazenda, plantada no sistema adensado, irrigado e de colheita manual, e puderam conhecer alguns aspectos importantes na implantação, condução, colheita e comercialização do café. Visualizaram também os aspectos fisiológicos e morfológicos de uma plantas de café, o que possibilitou entender como os fatores climáticos influenciam na produtividade e na uniformidade de maturação dos frutos nessa cultura. . Eles também participaram de palestras sobre os temas: Adubação do Cafeeiro, Controle da Broca do Cafeeiro e Mecanização na poda do cafeeiro.

Para o estudante Vinicius Silva Santos, 29, estudante do curso técnico em Agropecuária “o encontro do café serviu para esclarecer dúvidas em relação ao manejo da cultura, além de ser um ambiente que permitiu ver as novidades do setor e fazer novos contatos e amizades com pessoas do ramo agrícola”, contou.



  Confira aqui mais fotos.


Para Ednei Pires, professor da disciplina Pesquisa Orientação Profissional e Intervenção Social e Visita Técnica, “a participação em eventos deste porte, que acontece justamente no período da colheita e em uma propriedade que adota diferentes sistemas de cultivo, é de grande importância para a formação de alunos de cursos técnicos em agropecuária, agroindústria e agroecologia, uma vez que influência e incentiva positivamente no perfil destes futuros profissionais.” Ressalta ainda que, como as técnicas podem ser colocadas em prática junto a agricultores familiares da região, o evento proporciona também uma  reflexão do papel social e profissional que os técnicos representam para a comunidade ao trazer melhorias para moradores que estão ligados de forma direta ou indiretamente a agricultura.

Mais informações:

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), hoje a Bahia é o quarto maior produtor de café do Brasil, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário