terça-feira, 25 de agosto de 2015

Governador anuncia nove mil vagas de estágio para jovens de escola pública

Foto: Manu Dias/GOVBA
Durante o Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã desta terça-feira (25), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o curso técnico de nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos.

"Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual", Governador Rui Costa

A seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. "Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual", disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.

Foto: Manu Dias/GOVBA
Segundo ele, o projeto de lei será enviado em breve para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), juntamente com a proposta que cria uma bolsa de auxílio financeiro para alunos de escola pública que alcançam a universidade. O projeto também prevê vagas de estágio superior para estudantes das quatro universidades estaduais.

Parceria
Ainda durante o evento, Rui Costa lançou o selo “Empresa Amiga da Educação”, que será concedido às empresas que se destacarem em projetos nas escolas públicas. No fórum, foram apresentados exemplos de como organizações podem ajudar a melhorar a qualidade de ensino nas escolas. A parceria com o setor empresarial é um dos eixos centrais do Programa Educar Para Transformar - Um Pacto Pela Educação, desenvolvido pelo Governo do Estado.

"A educação é a mola mestra para a construção do cidadão, um cidadão melhor", Carlinhos Brown

O governador voltou a convocar toda a sociedade e, em especial, a classe empresarial a contribuir com a mobilização voltada para a melhoria dos indicadores educacionais e sociais. Segundo ele, o programa não é uma política de governo, mas de Estado. "É a afirmação da cultura de que a educação tem que estar no primeiro plano do nosso cotidiano. Tenho conversado com empresários de capital nacional e estrangeiro e todos abraçam imediatamente esta ideia. Com absoluta certeza, todo mundo pode dar um pouco de ajuda".

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Entre os cases apresentados, o empresário Luciano Barreto mostrou como a mobilização da sociedade vem mudando a realidade dos alunos da rede pública no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Ele criou o Prêmio Aluno Nota 10, que reconhece os estudantes com melhor desempenho durante o ano letivo. Mais que as premiações financiadas pelas empresas, a iniciativa contribuiu para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e reduzir a evasão escolar nas unidades de ensino. A experiência serviu de modelo para projetos parecidos em outras cidades, como Miguel Calmon (BA) e Gramado (RS). "Às vezes, a gente espera pelo poder público, mas nós também podemos contribuir com a educação da nossa maneira, com a nossa condição e o nosso tempo", afirmou Luciano.

Durante o evento, o Governador falou para os ouvintes da Rádio Excelsior, ouça a entrevista:

Promovido pelo Grupo [B+], que atua no mercado editorial, o fórum dedica esta edição ao Educar para Transformar como forma de ajudar na criação de uma rede de parcerias entre empresários, escolas e famílias. Na abertura, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, apresentou o programa. A programação teve ainda mesa redonda mediada pelo secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, com a participação de Margareth Menezes e Carlinhos Brown. "A educação é a mola mestra para a construção do cidadão, um cidadão melhor, que a partir do conhecimento pode evitar a violência", disse Brown.
Clique aqui e veja mais fotos

O evento teve ainda apresentações do Bahia Brass, o Quinteto de Metais do Programa Neojiba, das bandas Erê (Ilê Aiyê) e Olodum Mirim e do rapper MC Feijão, nome artístico de Josenildo Almeida, estudante de 17 anos do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério Souza, em Plataforma, que criou o jingle do Programa estadual.

Assista ao vídeo e saiba de tudo o que aconteceu no TCA

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário