quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto de estudantes da rede estadual sobre cultura cigana é premiado internacionalmente

Foto: acervo pessoal
O projeto “Caravana Calon: a inserção da cultura cigana nos espaços escolares de Jacobina e região”, desenvolvido por estudantes do curso técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios (CEEP) do Centro Professora Felicidade Jesus Magalhães, em Jacobina, conquistou a 1ª colocação na área de Ciências Sociais, na Feira de Ciencias y Tecnologia (Fecitec Girassoles), realizado entre os dias 18 e 21/08, em Encarnación, no Paraguai.

O Caravana Calon foi credenciado a participar da Fecitec Girassoles por ter sido um dos destaques na Expo Milset Brasil 2015 (Movimento Internacional para atividades de lazer em Ciência e Tecnologia), realizado em maio, em Fortaleza. O projeto tem o objetivo de apresentar a cultura cigana para a comunidade escolar e a sociedade. “Estamos colaborando para que haja a inserção da cultura cigana nos espaços escolares e que os ciganos da etnia Calon, composta por 100 integrantes, sejam cada vez mais respeitados e valorizados”, disse a professora e orientadora, Laudicéia da Cruz.

“Percorremos várias escolas numa caravana para passar um pouco da cultura cigana", professora Laudicéia da Cruz

Segundo a professora Laudicéia da Cruz, o projeto surgiu da necessidade de integrar os alunos ciganos com os demais, fazendo com que eles participassem de forma ativa de todas as atividades. Palestras, oficinas e mesas-redondas foram realizadas com estudantes e professores para contextualizar a cultura cigana no CEEP. A integração deu tão certo que as ações do projeto foram estendidas para outras unidades de ensino. “Percorremos várias escolas numa caravana para passar um pouco da cultura cigana e desfazer o estereótipo negativo que as pessoas normalmente imprimem, por falta de conhecimento”, afirma.

Após o processo de estudos sobre aspectos históricos, tradicioais e valores ciganos, os alunos fizeram uma análise de outros estudantes que participaram das atividades, com a finalidade de identificar a mudança de conceito sobre essa comunidade tradicional. O aluno e cigano, Luan Costa Mota, 18 anos, destaca que, por meio do projeto, as pessoas conseguiram, de fato, mudar a visão negativa sobre o povo cigano e perceberam que o preconceito só existe pelo desconhecimento da cultura. “O projeto é muito importante porque incentiva a nós jovens ciganos a estudar, além de mostrar o valor da nossa cultura”, explica.

Projeção internacional
Além da premiação, o projeto recebeu a credencial para participar da Expo Internacional de Ciência para América Latina (ESI-AMLAT), que acontecerá no próximo ano, em Mazatlán, no México. O evento contará com a participação de jovens de diferentes países, com cerca de 500 projetos de pesquisa, inovação e disseminação. Serão representados países como Paraguai, Chile, Uruguai, Colômbia, Argentina, México, Brasil, dentre outros.

Diversidade
O projeto Caravana Calon está inserido no processo de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino, que considera as diferentes culturas, ritmos e níveis de desenvolvimento dos estudantes. Neste contexto, além das políticas públicas para a Educação para as Relações Étnico-raciais, de Gênero e Sexualidades, também estão incluídas a Educação do Campo, a Educação Escolar Indígena, a Educação Especial e a Educação Escolar Quilombola, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário