terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudante faz pesquisa e desenvolve técnica para combater fungos do maracujá

Foto: acervo pessoal
Fabrício Fonseca Santos ainda nem concluiu o curso técnico em Agropecuária e já se mobilizou para dar retorno à comunidade onde ele mora. O estudante do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Tôrres (CETEP), em Cruz das Almas, desenvolveu um projeto de Iniciação Científica Júnior que beneficiará os produtores de maracujá da região. O projeto surgiu da necessidade de combater a ação de fungos que atacam e matam os maracujazeiros e, desta forma, prejudicam os produtores que comercializam o fruto.

O projeto intitulado “Crescimento de Passiflora edulis enxertado em P. gibertii em diferentes alturas” resulta das ações de iniciação científica presentes no currículo da rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, que articula teoria, prática, ciência, tecnologia e sociedade. A pesquisa foi desenvolvida em estágio, na Embrapa Mandioca e Fruticultura, uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Cruz das Almas, e contou com a orientação do engenheiro agrônomo, Onildo Nunes de Jesus.


“Com este método, os agricultores não precisarão mais abandonar as suas plantações", estudante Fabrício Fonseca Santos







“O meu projeto consiste em avaliar o crescimento de mudas de maracujazeiro enxertadas com outra espécie resistente aos fungos Fusarium oxysporum e Fusarium Solani, que causam a morte das plantas”, destacou o jovem pesquisador. Ele ressalta que a pesquisa beneficiará os produtores de maracujá comercial da região, que possuem áreas de plantações atingidas pela doença causada pelos fungos. “Com este método, os agricultores não precisarão mais abandonar as suas plantações e, sim, revitalizar o plantio com a introdução de novas mudas enxertadas, garantindo a sua produção e produtividade”, afirmou o estudante.

De acordo com a diretora do CETEP, Maria José Cedraz Silva de Oliveira, a parceria com a Embrapa na implementação do estágio curricular é essencial para a formação dos alunos. “Com a prática do estágio, os estudantes acompanham pesquisadores e conseguem desenvolver o estímulo para serem futuros pesquisadores, além de melhorarem o desempenho nas aulas do Centro, se preparando para o exercício da futura profissão”.

Sobre a contribuição para os estudos, o estudante Fabrício Santos revela: “Participar deste projeto foi muito importante porque terei experiência e uma base de conhecimento para a minha futura graduação, em engenharia agronômica”.

Reconhecimento
Recentemente Fabrício Santos conquistou o primeiro lugar, na categoria Pôster, na 9ª Jornada Científica promovida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas, ocorreu entre os dias 24 e 28 de agosto. O evento contou com a participação de 168 bolsistas de iniciação científica de nível médio, graduação e pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário