segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Estudantes da Educação Profissional apresentam projetos ambientais em Recife

Foto: acervo pessoal
Estudantes da rede estadual de Educação Profissional da Bahia embarcaram para Recife-Pernambuco, onde participam desta terça (22) até sábado (26), da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit). Na bagagem, levam projetos ambientais, desenvolvidos em Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, que aliam teoria e prática, e demonstram tecnologias sociais, de baixo custo e com grande alcance e benefício para a sociedade.



É o caso do projeto “Recolhimento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias no município de Alagoinhas”, desenvolvido pelo estudante Raimundo Anunciação, 17 anos. O objetivo é diminuir o impacto no meio ambiente pela má destinação desses materiais. “Fizemos um trabalho de conscientização, alertando a população para o descarte em local adequado”, explicou o aluno que está animado para mostrar seu trabalho na Fenecit. “Vai ser muito estimulante e enriquecedor porque vou conhecer outros projetos e ampliar meus conhecimentos científicos”.

“Vai ser uma grande experiência para a minha vida”, Jaqueline da Silveira - estudante


Foto: acervo pessoal
Outro projeto a ser apresentado é sobre “O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – compostagem”, que tem como um dos autores, Jaqueline da Silveira, 17. “Fizemos arrecadação de matéria orgânica como cascas de frutas e legumes para a produção de adubo natural e replicamos o conhecimento para a comunidade. Desta forma, o agricultor economiza e contribui para conservação do meio ambiente”, explicou, afirmando também que está ansiosa em participar de um evento fora do seu Estado. “Vai ser uma grande experiência para a minha vida”.


A estudante do curso técnico em Biocombustível, do CEEP Ilhéus, Maria Clara Souza, 17 anos, apresentará na capital pernambucana um reator de bancada para produção de biodiesel criado junto com mais dois colegas. “O nosso reator foi desenvolvido com materiais reutilizáveis e de baixo custo como canos de PVC, madeira, termômetro e motor de ventilador. Com ele produziremos biodiesel em baixa escala para as aulas práticas no laboratório do curso”, disse a aluna. Para o orientador Gabriel Figueiredo, a participação de alunos em feiras científicas permite a troca de experiências para o aprimoramento dos projetos.

Segundo a orientadora dos projetos, que atua no CETEP Litoral Norte e Agreste Baiano, Maira Regina Bastos, a participação em projetos de iniciação científica traz uma maior visão de mundo para os alunos. “As pesquisas refletem na sociedade e na vida pessoal deles, que se sentem mais estimulados aos estudos, além de aprimorar o conhecimento para as carreiras que irão seguir no futuro”, disse a educadora.

Ilhéus
Outras experiências desenvolvidas por estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia estão sendo apresentadas nesta segunda (21) e terça (22), no Centro de Convenções de Ilhéus, na III Feira Ilheense de Ciências e Tecnologia Social (Feicitecs). O evento é composto por apresentações de projetos das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática. O Feicitecs também abrange o II Inovar e a I Feira de Ciências do Núcleo Regional de Educação (NRE 05), com o tema “O conhecimento transformando a realidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário