quarta-feira, 7 de outubro de 2015

AGROECOLOGIA em destaque e na agenda

Vários eventos estão sendo realizados sobre Agroecologia e o seu desenvolvimento no nosso país, em especial no nosso estado. Estes eventos são extremamente importantes e são oportunidades para que os estudantes e professores dos cursos técnicos da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia possam se aprofundar ainda mais na experiência Agroecológica.

Confira a agenda e se inscreva!

II Simpósio de Agroecologia da UNEB 

Entre os dias 28 e 30 de outubro será realizado o II Simpósio de Agroecologia da UNEB em Euclides da Cunha. O evento tem como objetivo visa promover discussões pertinentes sobre a temática da Agroecologia dentro do contexto de convivência com o semiárido, e será realizado por meio do Colegiado do Curso de Engenharia Agronômica, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da UNEB  Campus XXII - Euclides da Cunha.

A programação do evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e atrações culturais. Destaque para a palestra de abertura, que será ministrada pelo professor Daniel Duarte Pereira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os interessados devem solicitar inscrição através do e-mail agroecologiaunebxxii@gmail.com até o dia 11 de outubro.

I Encontro de Agricultores Experimentadores do Estado da Bahia

 
Também no dia 28 de outubro, às 14h, será realizado o I Encontro de Agricultores Experimentadores do Estado da Bahia, que tem como objetivo promover a troca de experiência entre agricultores do semiárido, valorizando e dando visibilidade ao conhecimento camponês, voltados para a produção agroecológica.

IV Jornada de Agroecologia da Bahia



Nos dias 29 de outubro a 1º de novembro acontecerá a IV Jornada de Agroecologia da Bahia, no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), com o tema “Terra, Território e Poder”. O evento será realizado pela Teia dos Povos, e constitui-se como um espaço de discussão, articulação política e troca de experiências entre os vários elos da Bahia e de outros estados, que incluem indígenas, quilombolas, assentados, camponeses, militantes, educadores, mestres(as) de tradição oral, juventude urbana, estudantes, crianças e outros parceiros.

A programação do evento contará com plenárias, rodas de conversa, oficinas e minicursos envolvendo práticas agroecológicas, feiras culturais, troca de sementes, saúde, alimentação, saberes tradicionais, comunicação livre, entre outras atividades. À noite, serão realizadas apresentações culturais com artistas envolvidos com a luta pela terra e integrantes dos elos da Teia, incluindo jovens e crianças.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição clicando aqui.

II Simpósio de Agroecologia da Bahia 


Entre os dias 02 a 04 de dezembro de 2015 será realizado o II Simpósio de Agroecologia da Bahia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no campus Vitória da Conquista

Novos Caminhos para o Desenvolvimento Rural Sustentável é o tema do II SAB que tem como objetivo fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão por meio de discussões que contribuam para o desenvolvimento da agroecologia no estado da Bahia, com conseqüente geração de inovações, trabalho, renda e inclusão social da agricultura familiar, através da consolidação da formação de profissionais e pesquisadores nessa área, comprometidos com o incentivo a atuação empreendedora dos agricultores familiares e à adoção de processos produtivos de base agroecológica.

O II SAB será realizado pelo Colegiado do Curso de Engenharia Agronômica da UESB, e conta com a participação de graduandos de todo o Estado da Bahia, pós-graduandos, pesquisadores, extensionistas, produtores rurais, movimentos rurais e outros profissionais de áreas afins. Serão realizadas diversas palestras, mesas-redondas e minicursos, além da apresentação de trabalhos científicos, relacionados a vários temas que envolvem agroecologia, finalizando o evento com vivências agroecologicas no campo. Confira a programação do evento.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição enviando este formulário preenchido para o e-mail: inscricao2sab@hotmail.com. As vagas são limitadas.  Para submissão de trabalhos as inscrições vão até  16 de outubro de 2015


Relembre:
Seminário Agroecologia e Desenvolvimento Rural: Construindo uma Política Pública – 13 de maio de 2015

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário