terça-feira, 13 de outubro de 2015

Estudantes e professores do interior realizam caminhadas para integrar escola e comunidade

Foto: divulgação
A escola mais perto das famílias e as famílias mais presentes na vida escolar dos filhos. É com este objetivo, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que os estudantes e professores das escolas estaduais estão promovendo caminhadas e outras atividades que integrem, cada vez mais, a comunidade escolar. Em São Felipe, a 170 km de Salvador, estudantes do Colégio Estadual João Durval Carneiro, e em Guanambi, alunos do curso técnico em Enfermagem, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Saúde (Ceep), estão promovendo caminhadas para chamar a atenção da sociedade para questões como prevenção à saúde e o exercício da cidadania.

 A professora Elizabete de Oliveira Almeida, de Língua Portuguesa do Colégio Estadual João Durval Carneiro, diz que as caminhadas são a culminância de projetos abordados em sala de aula e que discutem valores como ética, liberdade, paz e justiça de forma lúdica através da dança, música e teatro, possibilitando que os estudantes reflitam sobre aspectos de boa conduta e convívio social. “A paz é construída e conquistada por meio de atitudes como respeito, honestidade, humildade, solidariedade e outros. Por isso, levamos a discussão também para fora do colégio, através da mobilização de toda a comunidade”, disse a educadora.

A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Elisandra dos Santos Costa, 15 anos, afirmou que esta é uma proposta interessante porque incentiva a todos a repensarem as suas atitudes diárias. “Com essas atividades lúdicas, tivemos a oportunidade de aprender e entender esses valores e replicar esse conhecimento para a sociedade na nossa caminhada de conscientização cidadã”, explicou a estudante.

Foto: divulgação

Maria da Paz Mascarenhas, 15 anos, e que também cursa o 1º ano destacou que é preciso que toda a população dê mais importância aos valores morais e éticos. “Simples ações como essas podem contribuir para tornar as pessoas mais humanas e menos egoístas. Por isso, é essencial sempre nos lembrarmos desses valores”, disse a aluna. “É preciso que o ser humano tenha mais respeito e amor pelo próximo para vivermos bem em sociedade”, ressaltou a professora de História e Filosofia, do Colégio Estadual João Durval Carneiro, Rita de Cássia Ferreira. Ela também afirmou qua a ação foi significativa porque os alunos se integraram à comunidade de forma participativa e exerceram os seus papéis de cidadãos atuantes.

Caminhada da saúde
No município de Guanambi, a 743 km da capital baiana, os estudantes do curso técnico em Enfermagem do Ceep se mobilizaram para divulgar o projeto sobre assistência aos jovens com distúrbios biopsicossociais na adolescência, a exemplo da depressão, anorexia, bulimia e ansiedade.
“Toda a população foi beneficiada com informações sobre prevenção dos agravos à saúde do indivíduo com algum destes distúrbios que aparecem comumente na adolescência”, afirmou a enfermeira e professora do Ceep, Jaciara Lima. Ela também contou que foram distribuídos panfletos para divulgar as informações de forma educativa e com uma proposta preventiva.

Para a estudante do curso técnico em Enfermagem, Ana Maria Carvalho Silva, 30 anos, a caminhada foi muito proveitosa. “Conseguimos atingir nosso objetivo de orientar e esclarecer os adolescentes sobre alguns distúrbios”. Já a a colega Edsônia Barbosa Ribeiro, 27 anos, destacou: “Foi muito estimulante porque durante a caminhada muitas pessoas foram se agregando, principalmente os adolescentes interessados em compreender os transtornos típicos da adolescência, como a ansiedade”.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário