segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Projeto Extração da Amêndoa do Caroço da Manga na Produção de Gêneros Alimentícios participa da 30ª Mostratec

Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, desenvolveram, através de pesquisas bibliográficas e virtuais, o projeto Extração da Amêndoa do Caroço da Manga na Produção de Gêneros Alimentícios. O Projeto que participou da Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), busca incluir a farinha da amêndoa da manga espada “Mangifera indica L.” em receitas caseiras, substituindo a farinha de trigo convencional.



O projeto de Douglas Ribeiro e Tailan Silva de Melo está entre os selecionados para a 30ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que será realizada de 26 a 30 de outubro, em Novo Hamburgo (RS). “Conseguimos obter a farinha de forma simples, em que qualquer pessoa sem muito aparato e equipamento possa produzi-la. Após experimentos, constatamos  que era possível formular receitas alimentícias, substituindo totalmente a farinha de trigo”, explicou o estudante Tailan Silva.

Segundo a professora e orientadora do projeto, Fernanda Souza, a manga é uma fruta típica da região, muito apreciada e de baixo custo. “A ideia de utilizar o caroço da manga para a retirada da amêndoa e usá-la na produção de alimentos foi basicamente pela disponibilidade desse material que é muito consumido na região”, disse. “Participar da Mostratec, é uma oportunidade de transmitir conhecimento para as pessoas, além propor a inclusão da farinha da amêndoa do caroço da manga, na produção de bolos”, salientou o estudante Tailan Silva.

“O contato com estudantes de diversos estados brasileiros e, também, de outros países, favorece o intercâmbio cultural presente em feiras como a Mostratec. Sem dúvidas esses estudantes retornarão à Bahia com novas ideias a serem investigadas e também com informações e dicas para o aperfeiçoamento do seu projeto. Além disso, é mais uma oportunidade para disseminar a proposta de Educação Científica que vem sendo implementada pela Secretaria da Educação e que possibilita resultados positivos na aprendizagem desses jovens”, destacou o Coordenador da Feciba, Rogério Lima.

Feciba - Ação estruturante do programa Educar para a Transformar, a Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba) busca estimular a relação de ensino e de aprendizagem, bem como fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento, por meio da pesquisa e experimentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário