quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Projetos de estudantes baianos são premiados em feiras nacionais

Mais uma vez, projetos de estudantes da rede estadual de ensino se destacaram em feiras nacionais de ciências. Na 30º Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, foram premiados os projetos “Capacete Salva-Vidas”, “Degradação de sacolas plásticas a partir de micro-organismos do solo” e “Extração da amêndoa do caroço da manga para produção de gêneros alimentícios”. Já os projetos “Assistência Técnica Rural - Sustentabilidade para a agricultura familiar” e “Segurança do bebê ou portador de necessidades especiais” se destacaram na 21ª Ciência Jovem, em Pernambuco.

As feiras, realizadas no mês de outubro reuniram experiências científicas, projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, com o objetivo de desenvolver a cultura científica entre os jovens estudantes. “Ter projetos das escolas estaduais participando e sendo premiados nesses eventos é resultado todos os esforços envidados para garantir aos estudantes o direito de aprender e promover a educação científica na rede estadual”, afirmou Rogério Lima, coordenador da Feira de Ciências da Bahia (Feciba).

A Mostratec reuniu 376 projetos de jovens cientistas de todos os estados e mais 19 países. Premiados na feira gaúcha, os estudantes do Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Coité, Poliana Mascarenhas e Marcelo Oliveira destacaram o incentivo à pesquisa, feito pelo programa Ciência na Escola e ficaram emocionados. “Meu sentimento é de gratidão, e a todos que nos ajudaram e nos deram a oportunidade de chegar tão longe quanto chegamos, por ter nos impulsionado a crescer ainda mais”, relatou Marcelo. “Mostramos que podemos fazer algo, que temos a chance de fazer um mundo melhor com muita força de vontade”, comemorou Poliana.



O estudante de Barreiras, Tailan Silva, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, também levou um prêmio para casa com o projeto “Extração da amêndoa do caroço da manga para produção de gêneros alimentícios”. Para ele, a participação na Feciba, em 2014, despertou a sua capacidade de pensar e pesquisar, além do interesse em participar de outras feiras. “Participar da Mostratec foi algo incrível. Estou indo para casa com meus conceitos de pesquisador modificado, com outra concepção sobre avaliações e ciente do que fazer para crescer cada vez mais”, disse Tailan.

Ciência Jovem – Premiado com o projeto “Segurança do bebê ou portador de necessidades especiais”, o estudante Daniel Alves, da Escola Estadual Hilderico Pinheiro de Itanhém, comemorou a participação na feira. “Estou muito feliz com essa troca de saberes, que me fortaleceu e inspirou a procurar meios de tornar o mundo melhor”, disse Daniel Alves. O projeto funciona como um localizador, que monitora os movimentos do bebê ou da pessoa com deficiência por meio de uma pulseira eletrônica. Segundo o professor e orientador do projeto, Sayton Felipe Resende, o experimento também pensou no lado ecológico. “A ideia de utilizar três tipos de energia, a solar, a mecânica e a elétrica, além de ser algo sustentável, pode ser usado em qualquer lugar”, explicou o orientador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário