terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Estudantes da Educação Profissional socializam projetos no encerramento do semestre

Foto: acervo pessoal
Os estudantes dos cursos técnicos em Nutrição e Dietética, Alimentos, Cozinha, Eventos, Guia de Turismo e Hospedagem do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP-BA), localizado no bairro Água de Meninos, em Salvador, socializam na unidade escolar resultados de pesquisas e projetos na culminância do fim de semestre com palestras e degustação de alimentos produzidos pelos alunos. O evento acontece nesta segunda e terça-feira (14 e 15) e tem como tema “Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CEEP, Eliana Medrado, o evento é importante porque visa à contextualização e socialização dos projetos e pesquisas executados pelos estudantes de formar interdisciplinar. “Nesta culminância, os alunos irão associar o estudo teórico com a prática, buscando formas de intervenções necessárias para a futura atuação profissional”, afirma a coordenadora.

Programação
Na segunda-feira (14), além de apresentar pesquisas, os estudantes assistem a palestras com profissionais sobre temas como “Alimentação Natural e Saudável”, “Saúde da Mulher” e “Alimentação e Educação Física”. Já na terça-feira (15), os estudantes irão expor os resultados das pesquisas relacionadas a cada curso, a exemplo de degustação de alimentos saudáveis sem glúten e lactose, exposição de objetos decorativos confeccionados com materiais recicláveis como papelão e garrafas pet, apresentação de embalagens de alimentos e apreciação de chás e infusões.

Preparação
A estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética, Amanda Stephanie Fernandes, 20 anos, fará demonstração do preparo de doce à base de entrecasca da melancia e geleia com a polpa da fruta. “Nosso objetivo é abordar sobre os benefícios do reaproveitamento de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes”, destaca Amanda Fernandes.

Para Marilúcia Vieira, 35 anos, do curso técnico em Cozinha, esta é uma oportunidade de compartilhar com os colegas um pouco de suas habilidades culinárias. “Ao longo do curso fizemos um projeto sobre a cultura gastronômica de três regiões específicas da Bahia como o Centro Oeste, Recôncavo e Costa do Cacau e, a partir disso, adaptamos alguns pratos com produtos originários. Este processo foi muito enriquecedor porque pudemos entender como se deu o contexto histórico da gastronomia baiana e aplicamos na prática”, diz a estudante.

“Mesmo atuando no mercado, muitas coisas eu desconhecia e estou aprendendo agora, a exemplo do processo de refrigeração, técnicas de armazenamento e rotulagem de alimentos”, revela a estudante, Jaciane Regis Cavalcante, 36 anos, do curso técnico em Alimentos. Já o estudante do curso técnico em Eventos, Adir Queiroz Filho, 26 anos, colocou em prática tudo o que aprendeu no curso. “Cuidamos de toda a organização do evento como cerimonial, áudio e imagem, recepção, logística e apoio. Com o foco na sustentabilidade, decoramos os ambientes com materiais recicláveis”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário