quarta-feira, 16 de março de 2016

Estudantes aliam teoria e prática e produzem conservas de alimentos em curso da Educação Profissional

Foto: Diivulgação
Os estudantes do 4° ano do curso técnico em Agropecuária, do Centro Territorial de Educação profissional de Irecê (CETEP), estão colocando em prática o que aprendem em sala de aula. Por meio da técnica de beneficiamento de alimentos, eles produzem conservas de vegetais ricos em valor nutritivo. A ação faz parte do projeto Campo Produtivo que consiste na implementação de uma área de plantio de alimentos como pimenta e abóbora, que são utilizados em atividades práticas dos cursos oferecidos na unidade. O objetivo é aliar a teoria com a prática, proporcionando aos futuros técnicos experiências do futuro cotidiano profissional.

Nas aulas da disciplina Técnica de Processamento de Alimentos’, os estudantes recebem orientações para produzirem conservas de pimenta, cenoura e picles. Eles aprendem a selecionar, lavar e cozinhar os alimentos de forma correta. Após isso, enquanto os alimentos esfriam, as embalagens são esterilizadas com água quente para o acondicionamento dos alimentos. Para conservá-los é utilizada uma solução composta por vinagre, água, sal e orégano.

Ao final do processo os estudantes soltam a criatividade para montar os potes tendo como inspiração os formatos e as cores dos alimentos. Ao serem lacrados, os vasos de vidro recebem rótulos contendo informações como data de fabricação, prazo de validade e composição do produto. As embalagens utilizadas são doadas e reaproveitadas tendo como foco a sustentabilidade.

O estudante Cleuvis Sena, 18 anos, gosta este tipo de experiência. “Esta é uma atividade onde exercitamos, na prática, alguns conteúdos abordados nas aulas e que ampliam os nossos conhecimentos”. Já o colega Heuler Bastos dos Santos, 18, destacou: “tudo que estou aprendendo vai me dar base para montar o meu próprio negócio futuramente”, diz animado.

“Com as práticas e conhecimentos absorvidos os estudantes saem da unidade sendo empreendedores, pois, com as técnicas que eles aprendem, podem produzir ou beneficiar alimentos agregando valor à sua produção. Além disso, é uma alternativa de negócio rentável”, afirma a professora Érica Paiva.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário