sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ceep Ju­bi­lino Cu­ne­gundes promove dia de integração com as famílias

Fotos: Arquivo CEEP
Com um dia todo de­di­cado à fa­mília, o Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal Ju­bi­lino Cu­ne­gundes (CEEP), lo­ca­li­zado no mu­ni­cípio de Morro do Chapéu, abriu as portas, nesta sexta-feira (29/04), para que pais, mães e res­pon­sá­veis di­a­lo­guem, bus­quem in­for­ma­ções e acon­se­lha­mento com pro­fes­sores e equipe ges­tora, sobre a ro­tina es­colar dos alunos. De­no­mi­nado de Plantão Pe­da­gó­gico, o aten­di­mento in­di­vi­dual vai das 8h às 21h, e conta com a par­ti­ci­pação do Con­selho Tu­telar. A in­te­gração fa­mília-es­cola é uma di­re­triz do pro­grama Educar para Trans­formar para apro­ximar pais, mães e res­pon­sá­veis da vida es­colar dos fi­lhos.

Fotos: Arquivo CEEP
Para José Ag­naldo Jardim, pai Hil­quias de Jesus Ri­beiro, 16 anos, es­tu­dante do 3º do curso téc­nico em Agro­pe­cuária, essa ini­ci­a­tiva de­monstra uma pre­o­cu­pação da es­cola para com os alunos. “Per­cebi, desde quando ma­tri­culei meu filho aqui, que o en­sino é di­fe­ren­ciado. É um mo­delo de en­sino com­pro­me­tido com a questão edu­ca­ci­onal”, diz o pai, acres­cen­tando que é es­sen­cial a pre­sença dos pais na es­cola. “Faço questão de estar pre­sente, pois a edu­cação é feita em con­junto. Per­cebo que com isso al­guns pro­blemas deixam de existir”.

Es­tu­dante e mãe de aluno do CEEP, Le­o­nice Maria dos Santos, sabe da im­por­tância da par­ti­ci­pação dos pais para a edu­cação. “Os pais não podem deixar a res­pon­sa­bi­li­dade da edu­cação apenas para a es­cola”. Le­o­nice cursa o 3º ano do curso téc­nico de Ali­mentos (Proeja) e sua filha, Ma­riana dos Santos, 14, está no 1º ano do mesmo curso. Ela afirma que por fa­zerem o mesmo curso é mais fácil ajudar sua filha nos es­tudos. “Eu es­tudo à noite e Ma­riana pela manhã, sempre per­gunto aos pro­fes­sores como ela está e quando ela tem di­fi­cul­dade, ajudo nas ati­vi­dades em casa”.

Esta é a se­gunda edição do Plantão Pe­da­gó­gico no CEEP Ju­bi­lino Cu­ne­gundes. De acordo com a ges­tora da uni­dade, Mi­lena de Moura, a ini­ci­a­tiva foi pen­sada para atender me­lhor os pais, que nas reu­niões ge­rais ti­nham dú­vidas es­pe­cí­ficas sobre os fi­lhos. “Na reu­nião em con­junto era di­fícil atender in­di­vi­du­al­mente os pais, por isso cri­amos este dia. Além disso, temos na nossa uni­dade muitos es­tu­dantes de ou­tras lo­ca­li­dades e isso di­fi­cul­tava a par­ti­ci­pação dos pais. Com o Plantão Pe­da­gó­gico, nós dis­po­ni­bi­li­zamos o trans­porte es­colar para que os pais par­ti­cipem, já que só os pais vêm à es­cola”, in­forma.

Com a par­ti­ci­pação do Con­selho Tu­telar, os pais podem tirar dú­vidas e fazer acon­se­lha­mento. “Pa­ra­be­nizo o co­légio pela ini­ci­a­tiva, aqui está muito mo­vi­men­tado e isso é im­por­tante para a edu­cação. No nosso aten­di­mento, acon­se­lhamos os pais dentro do que nos com­pete e, se for ne­ces­sário, fa­zemos en­ca­mi­nha­mento para as­sis­tente so­cial e psi­có­logo”, ex­plica a con­se­lheira, Maria das Graças Bar­reto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário