quinta-feira, 14 de abril de 2016

Secretaria planeja vagas da Educação Integral para 2017

Fotos: Liviane Barbosa (Ascom/IAT)
A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia já de­sen­ca­deou o pla­ne­ja­mento para a oferta de vagas da Edu­cação em Tempo In­te­gral na rede es­ta­dual para o ano le­tivo 2017. O as­sunto foi tema do I En­contro de Ali­nha­mento do Pro­grama Es­ta­dual de Edu­cação In­te­gral (Proei), nesta quarta-feira (13), no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT). Com o pro­grama Educar para Trans­formar, o Es­tado já be­ne­ficia 26 mil es­tu­dantes do en­sino fun­da­mental, médio e da Edu­cação Pro­fis­si­onal, com a Edu­cação em Tempo In­te­gral na ca­pital e no in­te­rior.

A edu­cação in­te­gral chega a 67 es­colas es­ta­duais e 25 Cen­tros de Edu­cação Pro­fis­si­onal. A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado re­a­liza, ainda, em par­ceria com o Go­verno Fe­deral, o pro­jeto Mais Edu­cação, que também leva a edu­cação in­te­gral para 622 es­colas e, apro­xi­ma­da­mente, 265 mil es­tu­dantes em toda a Bahia.

Com a Edu­cação em Tempo In­te­gral, os es­tu­dantes ga­nham mais tempo e es­paço para es­tudar, aprender e de­sen­volver ações pe­da­gó­gicas em con­textos di­versos que aliam es­porte, arte, tra­balho, ci­ência e cul­tura. Nas ati­vi­dades com­ple­men­tares, os es­tu­dantes contam, também, com aulas de ini­ci­ação ci­en­tí­fica e pes­quisa, ci­da­dania e par­ti­ci­pação es­tu­dantil, de re­la­ções ét­nico-ra­ciais, cul­tu­rais e de iden­ti­dade, edu­cação am­bi­ental, co­mu­ni­cação di­gital e uso de mí­dias, ad­qui­rindo novas ro­tinas com­por­ta­men­tais.

De acordo com a co­or­de­na­dora de Edu­cação In­te­gral da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Rowenna Brito, o am­bi­ente es­colar deve ser pla­ne­jado para que possa manter o es­tu­dante em sala de aula. “Já es­tamos pla­ne­jando o ano de 2017, com a am­pli­ação do nú­mero de uni­dades com tempo in­te­gral, onde a gente pos­si­bi­lite a am­pli­ação do tempo e dos es­paços destes es­tu­dantes nas es­colas da rede es­ta­dual”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário