terça-feira, 31 de maio de 2016

Centro Territorial de Educação Profissional cria clube de leitura

Foto: acervo pessoal
O Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres, no município de Cruz das Almas, inaugurou, nesta semana, um Clube de Leituras destinado à leitura e atividades culturais para os estudantes. O espaço é resultado da Jornada Pedagógica da Rede Estadual, que teve como tema central o incentivo à leitura e tem norteado vários projetos nas escolas estaduais.


Foto: acervo pessoal
No Clube de Leitura serão realizadas roda de leitura, café literário, grupos de discussão, mostras de filmes, encenações de textos, sarau poético, entre outras atividades. O objetivo é estimular o hábito de leitura, facilitar o contato dos participantes com autores, obras e temáticas diversas. “Pensamos num espaço para que o aluno possa se desenvolver cientificamente e estimular a criatividade, não só lendo códigos linguísticos, mas aprendendo a interpretá-los”, informa o professor Gesiel de Albuquerque, um dos idealizadores do projeto.

Desde quando o projeto do Clube de Leitura foi iniciado, os interessados já podiam se associar ao Clube de Leitura que, de posse da carteira de sócio, permite empréstimo de livros e acesso às atividades desenvolvidas. O espaço já conta com 42 associados entre estudantes, professores e funcionários. “É um número significativo de participantes, pois estamos no começo”, diz Gesiel.

Foto: acervo pessoal
Professora do curso técnico de nível médio em Zootecnia e Agropecuária do CETEP, Neomara Lisboa, se associou ao Clube de Leitura como forma de ter um espaço para outras leituras fora da sua área de atuação. “Através do Clube posso ter contato mais ativo com a leitura. A gente fica limitado a fazer leituras da área em que atua e com o Clube vou poder desbravar outros horizontes”, acredita.




A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Jamima Ferreira, 15 anos, também já garantiu sua carteirinha de sócia do clube. “Ler é legal. Com as atividades do clube vou ter mais desenvoltura para falar em público”, destaca.

Os livros que compõem o espaço foram doados pelo Núcleo Regional de Educação de Santo Antonio de Jesus (NRE 21) e pelos professores que estão à frente do projeto, Gesiel de Albuquerque e o professor de Geografia, Ivan Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário