segunda-feira, 16 de maio de 2016

Formandos da Educação Profissional acreditam na formação técnica para inserção no mundo do trabalho

Fotos: Acervo pessoal
Mais 591 novos téc­nicos de nível médio foram di­plo­mados pelo Go­verno do Es­tado, neste final de se­mana, nos mu­ni­cí­pios de Gua­nambi, Cruz das Almas, Se­nhor do Bonfim e Capim Grosso. Ao todo, o Es­tado está for­mando 10.459 téc­nicos de nível médio, na Bahia, que con­cluíram os cursos em 2015. As for­ma­turas são um marco para a vida dos jo­vens e tra­ba­lha­dores que estão aptos a exercer suas pro­fis­sões e ter uma in­serção ci­dadã no mundo do tra­balho.


Fotos: Acervo pessoal
È o caso de Flávia Pires, di­plo­mada téc­nica em En­fer­magem, Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal (CETEP) Pi­e­monte da Di­a­man­tina, em Capim Grosso, a 272 km de Sal­vador. “Sempre gostei da área de saúde. E vejo no curso téc­nico em En­fer­magem, que é muito bom, uma opor­tu­ni­dade de­vido à ne­ces­si­dade deste pro­fis­si­onal na minha re­gião”, des­taca.
Apos­tando na de­manda do mu­ni­cípio de Gua­nambi, onde mora, Idália dos Santos, 31, optou por fazer o curso téc­nico de nível médio em Se­gu­rança do Tra­balho. “A área de energia re­no­vável em­prega muitos pro­fis­si­o­nais de Se­gu­rança do Tra­balho. Aqui no mu­ni­cípio, este setor é cres­cente”, afirma a nova téc­nica, que formou no Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal em Saúde e Gestão (CEEP).

Edson Souz, 25 anos, for­mado téc­nico de nível médio em In­for­má­tica, também co­me­mora a es­colha pro­fis­si­onal. “Desde cedo tive con­tato e algum co­nhe­ci­mento na área de in­for­má­tica. Es­colhi essa área tanto por afi­ni­dade quanto por acre­ditar no campo de atu­ação pro­fis­si­onal”, afirma Edson, que se formou no CETEP Recôn­cavo II Al­berto Torres, em Cruz das Almas.

Fotos: Acervo pessoal
A di­re­tora da Su­pe­rin­ten­dência de De­sen­vol­vi­mento da Edu­cação Pro­fis­si­onal do Es­tado da Bahia, Cris­tina Ka­val­ki­e­vicz, aponta a im­por­tância desses pro­fis­si­o­nais de Edu­cação Pro­fis­si­onal para o Es­tado. “Mais do que um mo­mento de ale­gria para todos nós é o co­ro­a­mento de uma re­a­li­zação muito im­por­tante na vida dessas pes­soas. A partir daí o nosso egresso se apre­senta ao mundo do tra­balho com uma for­mação téc­nica pro­fis­si­onal. Isto é um grande di­fe­ren­cial que abre pos­si­bi­li­dades reais de in­serção e, con­se­quen­te­mente, con­tribui no de­sen­vol­vi­mento so­ci­o­e­conô­mico do nosso Es­tado”, afirma.

Cres­ci­mento - Mais de 55 mil es­tu­dantes da rede es­ta­dual da Edu­cação já con­cluíram o curso téc­nico de nível médio em toda Bahia desde 2010. Com a for­mação, jo­vens e tra­ba­lha­dores es­tarão aptos para atender e se be­ne­fi­ci­arem das de­mandas ge­radas pelo de­sen­vol­vi­mento so­ci­o­e­conô­mico e am­bi­ental da Bahia, po­dendo, desta forma, per­ma­necer nos seus lo­cais de origem.

2ª maior rede do País - A Rede Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal da Bahia é a se­gunda maior do país na oferta de cursos téc­nicos de nível médio entre as redes es­ta­duais, atrás apenas do Es­tado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário