terça-feira, 28 de junho de 2016

Bahia sediará Reunião Anual da SBPC 2016

A Bahia sediará, a partir desta sexta-feira (1º) até o dia 9 de julho, a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A abertura será com a SPBC Educação, que segue até o dia 2, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Teixeira de Freitas. De 3 a 9, o evento será na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participará da atividade e fala que é um privilégio para a Bahia sediar a SBPC. “Esta iniciativa é fundamental para o Estado, que já sediou algumas vezes a reunião anual da SBPC, e que agora acontecerá na região onde o Brasil começou. Portanto, é um momento fundamental para a gente discutir as experiências, as expectativas e como nós vamos tratar daqui  para frente, cada vez mais, a aplicação da Ciência em sala de aula como potencializador da educação e, também, como grande ferramenta para o desenvolvimento das regiões e o desenvolvimento de forma geral em todo o Brasil”, afirma.

Sustentabilidade - A 68ª Reunião Anual da SBPC, que tem como tema ‘Sustentabilidade, tecnologia e integração social’, é um dos principais fóruns voltados para a difusão de avanços científicos em várias áreas do conhecimento, e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e a Tecnologia.

Estudantes de 61 escolas estaduais, sendo que 17 são escolas indígenas, irão apresentar, nas duas cidades, suas produções artísticas, culturais e científicas, selecionadas no âmbito dos projetos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival da Canção Estudantil (Face) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

Programação – Em Teixeira de Freitas, na SBPC Educação, a programação inclui apresentação de boas-vindas com a participação de 36 professores indígenas da rede, do município de Prado, além de cursos formativos voltados para estes educadores, a exemplo de palestras e mesas redondas. O evento contará, também, com uma Aula Show sobre a história da música baiana, a ser ministrada pelo artista Paulinho Boca de Cantor.

Em Porto Seguro, a programação integra a ExpoT&C, SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Artes, SBPC Indígena e Dia da Família na Ciência. Além da participação de professores indígenas e da apresentação de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis, também serão expostos 11 trabalhos científicos do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de estimular o estudo da Ciência. Também serão promovidas oficinas de Ciência da Natureza, pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Além disso, peças de artesanato confeccionadas pelos professores indígenas e uma oca estarão em exposição.

Confira a programação da SBPC Educação

- Teixeira de Freitas - 1 a 3 de Julho

Awê - Boas vindas - participação de 36 professores indígenas de Prado.
Feira de artesanato indígena
Cursos formativos - participação dos professores indígenas da rede nas atividades (palestras, mesas redondas) da SBPC Educação.
Aula Show - A história da música baiana - Paulinho Boca de Cantor – com a participação de diretores, coordenadores, professores, estudantes e técnicos da rede.
Espaço Educar para Transformar SBPC Indígena, SBPC Arte, SBPC Jovem, SBPC Família - Porto Seguro

- Porto Seguro - 3 a 9 de Julho

Awê - Boas vindas - participação de 36 professores indígenas da rede .
Exposição de 11 (4 estudantes de Porto Seguro + 7 de Teixeira de Freitas) projetos científicos dos estudantes do projeto Ciência na Escola da rede estadual de ensino.
Exposição de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis.
Oca indígena
Exposição de artesanatos indígenas dos professores
Oficinas de ciências da natureza (CJCC)
Oficinas de turbantes
Gravação e transmissão das ações ao vivo para as redes sociais.
Sarau literomusical com os estudantes dos projetos artísticos: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e EPA da Região do Descobrimento.
Aula show - A história da música baiana - Paulinho Boca de Cantor com a participação de diretores, coordenadores, professores, estudantes e técnicos da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário