sexta-feira, 17 de junho de 2016

Estudantes CEEP Jubilino Cunegundes transformam resíduos sólidos e restos de comida

Foto: acervo escola
Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu, estão apresentando o resultado de um projeto socioambiental, denominado Mente Aberta. Por meio de tecnologias sociais, de baixo custo e grande alcance social, a partir do aproveitamento de resíduos sólidos, eles transformaram materiais que iriam para o lixo em móveis e, com o resto de alimentos, criaram receitas saborosas e sustentáveis.


Foto: acervo escola
Dentre os produtos recicláveis, estão mesas de centro, sofás, luminárias, cama, pufe, quadros e rack, onde foram utilizadas madeiras descartadas e de caixote, bobinas, vidro de carro, pneus e tampas de garrafa. “A ideia era fazer uma casa sustentável que pudesse mostrar alternativas e sensibilizassem as pessoas sobre o uso consciente dos materiais descartáveis”, destacou Cláudia Gonçalves, 19 anos, estudante do 4º ano do Curso Técnico em Agroecologia.

Na culinária, os estudantes procuraram apresentar alimentos com ingredientes de fácil acesso e que possam entrar no cardápio do dia a dia.  É o caso, do arroz de talos de hortaliça, pizza com couve-flor, lasanha de aipim, pescado com laranja, frango assado com batata, doce de casca de banana. “Esse trabalho foi muito produtivo porque pudemos colocar em prática o que vemos em sala de aula e avaliar até o que é mais viável comercialmente”, contou a estudante do 3º ano do Curso Técnico em Alimentação, Gessiane Oliveira, 19. A ideia do Projeto é reunir todas as receitas em um livro.

Foto: acervo escola
Para a professora e organizadora do projeto, Rose Uchôa, essa foi uma oportunidade de os alunos praticarem o que é aprendido nos cursos, além de serem avaliados. “Realizamos uma exposição que os alunos apresentaram à comunidade e à uma comissão julgadora os projetos produzidos. Com isso, eles podiam ter um retorno da qualidade daquilo que era feito. Ao total, foram 32 estandes com culinária e nove com produção de materiais recicláveis, além da manutenção de formigueiros na utilização como adubos.”


Aprenda duas receitas produzidas pelos estudantes:

Pizza de Couve-flor

Ingredientes

Couve flor grande cozida e amassada com 2 colheres de sopa de manteiga.
1 ovo
Frango desfiado temperado com ervas e manjericão;
Queijo fatiado e tomate cereja;
Orégano;
Molho de tomate de sua preferência;

Modo de preparo

Untar a forma de pizza e forrar o fundo com a couve flor amassada com manteiga e o ovo batido. (Massa que substitui a massa tradicional de pizza feita a partir do trigo);
Adicionar o molho de tomate cobrindo a massa de couve flor;
Espalhar o frango desfiado, cobrir com queijo tomate cereja orégano;
Assar em forno por 20 min.

Lasanha de aipim
Ingredientes

Molho branco

2 latas de creme de leite;
2 colheres de sopa de Amido de milho dissolvido em leite;
Massa

1 quilo de aipim cozido e amassado;
Frango cozido desfiado e temperado;
Manjericão fresco a gosto;
Orégano a gosto;
Queijo fatiado;
Temperos como tomate seco e cheiro verde para decorar.

- Modo de preparo

Fazer camadas alternando, aipim frango desfiado molho branco e queijo;
Finalizar a ultima camada com manjericão tomate seco temperado;
Cobrir com molho branco queijo e orégano;
Assar em forno por 25 minutos e deliciar-se, a massa fora substituída por aipim;

Rende 10 porções.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário