quinta-feira, 2 de junho de 2016

Estudantes da Educação Profissional ensinam a reaproveitar alimentos e a evitar desperdício

Foto: acervo pessoal
Ações sustentáveis e de conservação do meio ambiente desenvolvidas no Centro Estadual de Educação Profissional Centro Baiano Jubilino Cunegundes (CEEP), no município de Morro de Chapéu, têm se destacado pela sua importância ambiental e social. Os estudantes do curso técnico em Alimentos estão reaproveitando sobras de alimentos na preparação de pratos nutritivos, sustentáveis e economicamente viáveis. Dentre as receitas, está um saboroso arroz verde que utiliza talos de verduras e um refrigerante natural feito a base do suco e da casca da laranja.

Foto: acervo pessoal
 A atividade tem dado tão bons resultados que as experiências serão repassadas para a comunidade local com o Projeto Mente Aberta. A ação será na unidade escolar, na quarta-feira (8/06), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. O projeto será aberto para a comunidade e acontecerá durante todo o dia. Os visitantes poderão fazer degustação de produtos e aprender diversas receitas.

Sobre o projeto
O Projeto Mente aberta apresenta a culminância de experiências desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos em Agroecologia e em Alimentos, cujo principal objetivo é desenvolver a capacidade de pesquisa e inovação científica com projetos socioambientais e novas experiências culinárias. Com isso, ao mesmo tempo em que estudam a técnica também aprendem o valor social da futura profissão. Para a professora Rosiane Uchoa, responsável pelas atividades de reaproveitamento de sobras, as receitas apresentadas “são importantes para que as pessoas aprendam a gerenciar bem o alimento e a produzirem pratos seguros, sem desperdício, de baixo custo e alto valor nutricional”.

Foto: acervo pessoal
As estudantes aprovaram as receitas e o conhecimento adquirido com o reaproveitamento de sobras. “Estou amando descobrir estas receitas, estou mudando os hábitos e me alimentando bem. Também estou passando o conhecimento para a família e amigos”, diz a estudante do 2º ano do curso técnico em Alimentos, Magda Oliveira, 19 anos. “A comida que antes iria para o lixo, agora faço novos pratos. Isso, graças ao curso”, acrescenta a estudante do mesmo curso, Geciane da Silva, 19.


Ação social
De acordo com a professora Rosiane Uchoa, a partir do mês de julho, as receitas feitas com o reaproveitamento de sobras serão repassadas para as famílias de comunidades carentes de Morro do Chapéu. “Pelo seu valor nutricional e baixo custo, decidimos ensinar a algumas famílias carentes. Vamos começar pelo bairro Alto da Chapada, para as mães de crianças que fazem parte do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)”, informa.

RECEITA - ARROZ VERDINHO

- Ingredientes
1 kg de arroz
Talos de verduras que seriam jogados fora (Bem picados)
2 cebolas picadas
2 dentes de alho inteiro
1 colher de açafrão
óleo pra dourar
sal a gosto

- Modo de preparo
Lavar arroz e secar
Refogar em óleo talos cebolas e alho com açafrão e sal.
Adicionar água e aguardar cozimento

Obs. Rico em sais minerais, um alto poder nutricional e uma fonte riquíssima de ferro.

RECEITA - REFRIGERANTE NATURAL

- Ingredientes
6 laranjas (suco e casca)
200 ml de suco de limão
2 cenouras médias
1 litro de água
Açúcar a gosto

- Modo de preparo
Bater laranja, cenoura e o suco de limão. Logo apos coar adicionar água e adoçar a gosto.
Repousar em geladeira em frasco bem tampado por 3 horas para gaseificar.
Bebida refrescante, de baixo índice calórico, altamente nutritiva e de baixo custo.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário